segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Hamartiologia: a Doutrina do Pecado. Phil V.

Hamartiologia: a Doutrina do Pecado


Phil V.
(traduzido e adaptado por Hélio)

Pecado foi introduzido e cometido pela primeira vez por Lúcifer, o querubim ungido, como fruto de orgulho e de uma vontade não em[ total] submissão ao Senhor Is 14:12-15; Ez 28:14-17; Jo 8:44; 1Tm 3:6.

A desobediência de Adão e Eva a Deus trouxe o pecado para a raça humana, resultando em [todos nós] termos sido destituídos da glória de Deus Gn 3:1-7; Rm 3:23; Gl 3:22

Cada um dos descendentes de Adão [foi concebido com sua natureza pecaminosa e] segue em pecado. Todo homem, em seu estado natural, não salvo, está no reino das trevas, é um filho do diabo Cl 1:13; Jo 8:44; Atos 26:18; 1Jo 3:10.

O pecado pode ser cometido por anjos [caídos] 2Pe 2:4 e por homens Js 22:16.

A palavra "pecado", em hebraico e grego, tem muitas facetas, algumas delas sendo: errar o alvo Ex 20:20; Rm 3:23; transgressão Pv 28:21; He 9:15; iniquidade (desprezo às leis) Is 53:6; Mt 24:12; impiedade Rm 4:5; injustiça Rm 1:18.

Pecamos por cometimento 1Jo 3:4 e por omissão Tg 4:17 [e por pensamento Mt 5:21-22,27-28 e cobiça Rm 7:7]

O homem nasce com uma natureza ou a capacidade [inclinação] para pecar Sl 51:5; 1Jo 1:8,10.

Como resultado do pecado, o homem morre fisicamente, espiritualmente e, eventualmente, eternamente (se ele não se arrepender e for salvo) Mt 25:46; Rm 6:23; Ef 2:1; 2Pe 3:9; Ap 20:15.

Após a morte, a parte imaterial do homem que não está salvo vai imediatamente para um lugar chamado "inferno", onde ele sofre tormento literal e consciente até o Julgamento do Trono Branco Mt 11:23; Lc 16:23; 2Pd 3:9; Ap 6:8; 20:13.

Depois de serem julgado e condenados por Jesus Cristo, os perdidos serão lançados no Lago de Fogo para serem punidos [tormento literal e consciente] por seus pecados, para sempre Dn 12:2; Mt 25:41,46; Jo 5:22, 28-29; 2Ts 1:7-9; Jd 7; Ap 14:10-11; 20:15.

[
Antes da queda, Adão, "sempre podia escolher não pecar Gn 1:31 ou pecar": estava livre da presença, poder escravizador e penalidade, mas não da possibilidade do pecado.

Hoje, o não salvo tem a culpa de "não poder não pecar" Rm 3:10-12: está esmagado sob a presença, poder escravizador e penalidade do pecado.

Hoje, o salvo "sempre pode escolher não pecar" Rm 6:13; 1Jo 3:4-11  (mas muitas vezes tem a culpa de escolher pecar Rm 7:18-24): está livre do poder escravizador e penalidade, mas não da presença e possibilidade do pecado.

Depois da morte ou arrebatamento, o salvo, eternamente, "não poderá pecar": estará eternamente livre do poder escravizador, penalidade, presença e possibilidade do pecado 2Pe 3:13; Mt 5:6; Ef 4:24; 1Jo 3:2.
]





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mesmo que tenham a mesma posição do blog, não serão publicados comentários com agressões pessoais, sem evidenciar o genuíno amor+verdade cristãos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.